PÓS-GRADUAÇÃO / EDUCACIONAL

EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA COM ÊNFASE EM TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

O curso de pós-graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA COM ÊNFASE EM TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, oferece através de um instrumental teórico, necessário para a formação desses profissionais, especializando-os com excelência, assim como, o conhecimento em diversas áreas complementares e necessárias para o bom resultado, nas organizações educacionais, bem como ampliar as competências e habilidades dos profissionais que trabalham direta ou indiretamente na área da educação, oferecendo-lhes a oportunidade de aprofundar conhecimentos e/ou adquirir novas oportunidades de pesquisa na Educação Inclusiva. Este curso ainda tem ênfase em tecnologia assistiva e comunicação alternativa para os Estados que possuem legislação específica sobre o assunto.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

O curso é destinado aos profissionais graduados em nível superior, nas mais diversas áreas do conhecimento, que atuem ou desejem atuar na e com a Educação Especial Inclusiva com ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa. Destina-se, ainda, a professores, pesquisadores e egressos, com curso superior completo, que desejam ampliar os conhecimentos na área da Educação Especial Inclusiva com ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, dentro e fora da sala de aula.

CARGA HORÁRIA: 830h

CICLO 1

Código Disciplina C.H. Ementa
146 AEE NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ASPECTOS LEGAIS, PEDAGÓGICOS E ORGANIZACIONAL 60h Atendimento Educacional Especializado Na Sala De Recursos Multifuncionais: Aspectos Legais, Pedagógicos e Organizacional; Atribuições Do Professor Da Sala De Recursos Multifuncionais; Organização Das Salas De Recursos Multifuncionais; A Quem Se Destina As Salas De Recursos Multifuncionais; O Programa De Salas De Recursos Multifuncionais; Recursos E Materiais Pedagógicos; Tecnologias Assistivas Nas Salas De Recursos Multifuncionais; O Desenvolvimento Da Engenharia De Softwares Para O Atendimento Educacional Especializado Nas Salas De Recursos Multifuncionais; Softwares Do Pacote Office Ou Broffice; Hagáquê; Amplisoft; Boardmaker; Bitstrips; Toon Doo; A Construção Do Conhecimento Nos Diversos Espaços Educacionais; A Organização Pedagógica E A Atuação Dos Professores Nas Salas De Recursos Multifuncionais; Modelo De Plano De Ação Pedagógico (PAP) E O Plano De Ação Individual Para O AEE; Políticas Públicas De Inclusão E Aspectos Legais Relativos Ao AEE nas Salas De Recursos Multifuncionais; Decreto Nº 6094 De 2007; Portaria Normativa Nº 13 De 24 De Abril De 2007; Nota Técnica – SEESP/GAB/Nº 11 DE 2010; Portaria Nº 25 De 19 De Junho De 2012; Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional – Lei 9394/96 “Educação Especial”; Da Educação Especial; Lei N.º 7.853 De 24 De Outubro De 1989; Lei Nº 10.845, De 5 De Março De 2004; Plano Nacional De Educação; Decreto Nº 5.626, De 22 De Dezembro De 2005; Seesp - Secretaria De Educação Especial: Programa Educação Inclusiva - Direito à Diversidade; Declaração Mundial De Educação Para Todos; Declaração De Salamanca; Convenção Da Guatemala – 1999; Declaração De Nova Delhi; Declaração De Dakar – Senegal – 2000; Declaração De Cochabamba – Bolívia- 2001; Declaração Internacional De Montreal Sobre Inclusão; Termo De Recebimento; Termo De Aceitação; Projeto Político Pedagógico; Sugestões De Atividades Para Alguns Tipos De Necessidades Especiais E Planos De Aula.
95 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ 60h Atendimento Educacional Especializado em deficiência auditiva e surdez: considerações iniciais; Do Patológico, do Cultural na Surdez: Para além de um e de Outro ou Para Uma Reflexão Crítica dos Paradigmas; O aparelho auditivo e a audição; O Ponto de Vista de Pais e Professores a Respeito das Interações Linguísticas de Crianças Surdas; A educação de pessoas surdas e o AEE; Estudo, Planejamento e design de um Módulo Instrucional sobre O Sistema Respiratório: O Ensino de Ciências para Surdos; Sobre a Educação de Surdos; Recomendações da Wcag 2.0 (2008) e a acessibilidade de Surdos em Conteúdos da Web; Introdução; Comunicação de Surdos; Bilinguismo; Identidades Surdas; Diretrizes Da Wcag 2.0 (2008) e a Surdez.
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.

CICLO 2

Código Disciplina C.H. Ementa
96 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS 60h Surdocegueira e Deficiências Múltiplas; Deficiência Múltipla; Surdocegueira; Causas e Etiologia; Características da Surdocegueira; Atendimento Educacional Especializado Para Alunos com Surdocegueira; A Dinâmica do AEE; Ação do Profissional no Desenvolvimento do AEE; Conexão Entre o AEE e as Necessidades Especiais dos alunos Com Surdocegueira; As Necessidades Educacionais Especiais da Criança Surdocega e Com Deficiência Múltipla; Planejamento de Trabalho para Atender as Crianças Surdocegas e com Deficiência Múltipla; Efeitos da Comunicação Alternativa na Interação Professor-Aluno Com Paralisia Cerebral Não-Falante; Esclarecimentos Éticos; Antes da Intervenção; Após a Intervenção; Conclusões; O Currículo Adaptado para o Acesso de Alunos com Deficiências Múltiplas; A Avaliação de um aluno Surdocego; Informações Genéricas Sobre Os Antecedentes Da Criança; Observações Do Comportamento e Desempenho da Criança; Informações Específicas de cada Eixo (Área Do Desenvolvimento).
4495 NEUROCIÊNCIAS APLICADA À EDUCAÇÃO ESPECIAL E AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 60h Este Módulo reúne os tópicos da disciplina Neurociências Aplicadas à Educação Especial e ao Atendimento Educacional Especializado, abordado no Curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA COM ÊNFASE EM TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA do INSTITUTO PROSABER, destinado principalmente à formação, especialização e atualização de professores, pedagogos, estudantes universitários vinculados a áreas relacionadas à temática da Educação Especial. O curso pretende traçar as linhas básicas das Neurociências aplicadas à Educação Especial e ao Atendimento Educacional Especializado; Neurociências e Atendimento Educacional Especializado para a Educação Especial; Conhecimentos Neurocientíficos na Formação de Professores para o AEE; Conceitos e Definições acerca das Neurociências aplicadas ao AEE; Neurociências Cognitivas e Funções Mentais; O Desenvolvimento do Sistema Nervoso; Aprendizado, Memória e o Amadurecimento Neuronal; A Importância da Neurociência na Educação; Áreas que Estudam o Cérebro e suas Implicações na Aprendizagem; A Estrutura Geral e atual da Educação Especial no Brasil; Esferas Administrativas Governamentais; Esfera Federal; Esfera Estadual; O Papel das Organizações não Governamentais.
4496 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA 60h Este Módulo reúne os tópicos da disciplina, abordado o AEE para a Comunicação Alternativa: Primeiras Palavras; Características da Comunicação Alternativa e Aumentativa; A Expansão e Importância da Comunicação Suplementar ou Alternativa; O Sistema de Comunicação por Intercâmbio de Figuras (Pecs-Adaptado) e do Picture Communication Symbols (PCS); A comunicação humana e seus sistemas; Novos tempos para a comunicação; Distúrbios da comunicação; Os sistemas de comunicação alternativa; Sistema BLISS; São potenciais utilizadores do Sistema BLISS; Vantagens e desvantagens do uso do BLISS; O sistema pictográfico; O sistema SCALA e PECS para autistas.
94 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM DEFICIÊNCIA VISUAL 60h Visão: Funcionamento e Deficiências; A Deficiência Visual; Conceito e Classificação; Causas; Sintomas; Processos de Escolarização de Pessoas com Deficiência Visual; Introdução; Método; Os Critérios para Selecionar os Entrevistados; As entrevistas; Transcrições das Entrevistas; A Construção dos Eixos Temáticos; O Perfil dos Participantes; Memórias da Educação Infantil; Aprendizagem Específica na Sala de Recurso; Aprendizagem no Espaço da Sala Comum; Sala de Recurso X Sala Comum; Avaliação Funcional da Visão; Avaliação Educacional por Meio do Teste Iar em Escolares Com Cegueira; O Código Matemático Unificado e o Sistema Braille; A Teoria do Sistema Braille: Conceitos e Definições; Braille Aplicado À Matemática: Código Matemático Unificado; Soroban; Os Recursos Didáticos Aplicados Ao AEE; Modelo, Maquete, Mapa; Recursos Tecnológicos – O Mundo da Informática; Livros; Outros Recursos Didáticos; Recursos Ópticos e Não-Ópticos.

CICLO 3

Código Disciplina C.H. Ementa
4497 CURRÍCULO E ADAPTAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL 40h Esta disciplina pretende traçar as linhas básicas do Currículo e suas adaptações Curriculares Para a Educação Especial; As Adaptações e Flexibilizações Curriculares Para o Aluno Com Deficiência Auditiva; Adaptações Metodológicas Didáticas; Adaptações Nos Conteúdos Curriculares No Processo Avaliativo; Sugestões, Orientações Didáticas e Pequenas Adaptações; Adaptações Curriculares Para Alunos Portadores de Deficiência Intelectual; As Adaptações e Flexibilizações Curriculares Para Alunos Cegos e com Baixa Visão; Recursos e Adaptação de Materiais Didáticos Para A Inclusão de Alunos com Deficiência Visual no Ensino de Matemática; Atualizações Acerca da Terminologia Contemporânea sobre Deficiência.
4498 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA A DEFICIÊNCIA FÍSICA 60h A disciplina Atendimento Educacional Especializado Para A Deficiência Física, pretende traçar as linhas básicas das deficiências físicas: Definição, Classificação, Causas e Consequências; Classificação e Tipos; Danos Neuromotores; Condições Musculares/Ósseas; A Experiência da Deficiência Física: Entre O “Ser” E O “Sentir-Se” Deficiente; Didática e Metodologia do Ensino Para a Educação de Portadores de Deficiências Físicas; O Uso Da Tecnologia Assistiva; As Salas De Recursos; A Estigmatização Da Deficiência Física; Métodos De Avaliação E Adaptações Para Alunos Com Deficiências Físicas; As Adaptações Físicas Para Portadores De Deficiências.
4499 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA A TECNOLOGIA ASSISTIVA 60h Este Módulo reúne os tópicos da disciplina AEE para a Tecnologia Assistiva, abordado no Curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA COM ÊNFASE EM TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA do INSTITUTO PROSABER, destinado principalmente à formação, especialização e atualização de professores, pedagogos, estudantes universitários vinculados a áreas relacionadas à temática da Educação Especial. O curso pretende traçar as linhas básicas do AEE para as Tecnologias Assistivas, suas Histórias, Conceitos e Definições Essenciais; o AEE e a aplicação das Tecnologias Assistivas; Objetivos do AEE para a Tecnologia Assistiva (TA); Os Vários Tipos e Categorias de Tecnologias Assistivas; A Importância do AEE e das Tecnologias Assistivas; O AEE e as Ajudas Técnicas à Tecnologia Assistiva: Definição e Evolução; Objetivos; O Processo de Desenvolvimento das Ajudas Técnicas; O Processo de Avaliação Para a Implementação da Tecnologia Assistiva e o AEE.
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

CICLO 4

Código Disciplina C.H. Ementa
4500 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL 60h Este Módulo reúne os tópicos da disciplina Atendimento Educacional Especializado Para a Deficiência Intelectual, abordado no Curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA COM ÊNFASE EM TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA do INSTITUTO PROSABER, destinado principalmente à formação, especialização e atualização de professores, pedagogos, estudantes universitários vinculados a áreas relacionadas à temática da Educação Especial. O curso pretende traçar as linhas básicas Do Atendimento Educacional Especializado para a Deficiência Intelectual; dos Fatores Da Deficiência Intelectual: Fatores Genéticos; Fatores Ambientais; Fatores Perinatais; Fatores Pós-Natais; da Classificação Estatística Internacional De Doenças E Problemas Relacionados Com A Saúde; das Práticas De Professores Frente Ao Aluno Com Deficiência Intelectual Em Classe Regular: Concepções De Educação Inclusiva Frente Aos Alunos Com Deficiência Intelectual; da Visão Sobre A Deficiência Intelectual E Possibilidades De Aprendizagem; da Autopercepção De Alunos Com Deficiência Intelectual Em Diferentes Espaços-Tempos.
4501 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O TDAH 40h Este Módulo reúne os tópicos da disciplina Atendimento Educacional Especializado para o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), abordado no Curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL do INSTITUTO PROSABER, destinado principalmente à formação, especialização e atualização de professores, pedagogos, estudantes universitários vinculados a áreas relacionadas à temática da Educação Especial. O curso pretende traçar as linhas básicas do Atendimento Educacional Especializado para o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH); o aluno portador de necessidades educacionais especiais; O AEE aplicado ao TDAH; conceitos e definições; A história do AEE para o TDAH, percurso histórico, epidemiologia, etiologia e evolução; Fatores ambientais; Fatores genéticos; O TDAH sua evolução e resultado dos estudos; O AEE aplicado aos sintomas e às características do TDAH; Os sintomas, as características, as consequências e as comorbidades do TDAH; O diagnóstico, a avaliação e o tratamento do TDAH; estratégias para os professores do AEE para o TDAH; Sugestão de premiações escolares; O diagnóstico; A avaliação; O tratamento ou conduta terapêutica; O AEE, a escola, os pais e o portador de TDAH; A participação dos pais; Aprender o que é TDAH e o TDAH na vida adulta.
147 A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA 60h A Formação Do Profissional Para A Educação Especial Inclusiva: Saberes, Competências E Atitudes; Dimensão Dos Saberes; Dimensão Das Competências; Dimensão Das Atitudes; A Formação De Professores Para A Educação Inclusiva: Legislação, Diretrizes Políticas E Resultados De Pesquisas; Formação De Professores Para Educação Inclusiva: Políticas Públicas, Discursos E Práticas; O Direito De Todos À Educação: Garantia À Diversidade; A Formação De Professores No Contexto Da Educação Inclusiva: Alguns Apontamentos; A Formação Do Professor Para O AEE Com Recursos Educacionais Especiais; A Formação Do Professor Para O Uso Da Sala De Recursos Multifuncionais; Políticas Para A Inclusão: Estudo Realizado Em Uma Escola Estadual De Belo Horizonte; Educação Inclusiva E A Formação De Professores; Caracterização Da Pesquisa; Caracterização Do Local Da Pesquisa; Caracterização Das Participantes; Procedimentos De Coleta Dos Dados; Apresentação Das Oito Categorias Identificadas Nas Falas Das Docentes; Diretora Da DESP (Diretoria De Educação Especial); Depoimento Da Diretora Da Escola Características Psicossociais Do Contato Inicial Com Alunos Com Deficiência; Instrumentos E Procedimentos Para A Coleta De Dados; Atribuição De Origem Social Às Dificuldades Vivenciadas Na Relação; Presença De Forte Mobilização Subjetiva No Contato Inicial Com A Deficiência.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 830 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 0,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

VALOR REAL

DO CURSO

R$ 2.100,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.710,00

em até 20x sem juros

PROMOÇÃO NO CARTÃO R$ 1.600,00

em até 12x sem juros

2x

3x

4x

5x

6x

7x

8x

9x

10x

11x

12x

13x

14x

15x

16x

17x

18x

19x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 1.050,00

R$ 700,00

R$ 525,00

R$ 420,00

R$ 350,00

R$ 300,00

R$ 262,50

R$ 233,33

R$ 210,00

R$ 190,91

R$ 175,00

R$ 161,54

R$ 150,00

R$ 140,00

R$ 131,25

R$ 123,53

R$ 116,67

R$ 110,53

R$ 105,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 855,00

R$ 570,00

R$ 427,50

R$ 342,00

R$ 285,00

R$ 244,29

R$ 213,75

R$ 190,00

R$ 171,00

R$ 155,45

R$ 142,50

R$ 131,54

R$ 122,14

R$ 114,00

R$ 106,88

R$ 100,59

R$ 95,00

R$ 90,00

R$ 85,50

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 800,00

R$ 533,33

R$ 400,00

R$ 320,00

R$ 266,67

R$ 228,57

R$ 200,00

R$ 177,78

R$ 160,00

R$ 145,45

R$ 133,33

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

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