PÓS-GRADUAÇÃO / EDUCACIONAL

ENSINO DE SOCIOLOGIA

A sociologia como prática reflexiva é de suma importância para a educação na atualidade, viabiliza situações de mudança, avaliando o comportamento social, fazendo-nos refletir sobre causas e consequências sociais e suas demandas. O curso de sociologia na educação busca construir um pensar sociológico centrado no desejo de ensinar a construir conhecimentos sobre a sociedade, tendo como base a missão do sociólogo de propiciar uma visão sobre a sociedade e sua influência na construção da humanidade.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para quem é especialista em Ensino de Filosofia está voltado para a docência em escolas que oferecem o componente curricular, além do auxílio a instituições filosóficas. Também pode ser realizado por graduados no curso de História, Sociologia, Filosofia e outras áreas afins.

CARGA HORÁRIA: 495h

PRIMEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
68 HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA 45h Surgimento da Sociologia; O estudo dos fatos sociais em Durkheim; A ação e relação social em Max Weber. Classes Sociais em Karl Marx.

SEGUNDO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
249 ORGANIZANDO O CURRÍCULO EM SOCIOLOGIA 45h Representação social e consciência de classe; Cidadania e participação: movimentos sociais, associativismo e educação; Democracia e Direitos Humanos;O processo de socialização e Bullings na escola.
69 SOCIOLOGIA BRASILEIRA 45h A Cultura colonial; O advento da burguesia; Golpe de 64; As ciências sociais pós 1964; Florestan Fernandes e a formação da sociologia brasileira.

TERCEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
250 TEORIAS DA GLOBALIZAÇÃO 45h Pós-Modernidade; Informática e automação; Desterritorialização; Metropolização; Disparidades e desigualdades.
67 ANÁLISE SOCIOANTROPOLÓGICA DA REALIDADE 45h Conceito de cultura; Cultura e diversidade; Discriminação e preconceito: as diversas interfaces da igualdade; Racismo no Brasil.

QUARTO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
247 EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE 30h Emergência do pensamento social: a quebra do paradigma clássico e o novo paradigma na educação; o tecnicismo e a escola nova; a teoria da complexidade e as interfaces no campo educacional.
248 FAMÍLIA E ESCOLA: CONSTRUÇÃO DE VALORES SOCIOMORAIS 30h Construção da identidade na contemporaneidade; Perspectiva histórica e contemporânea da família; Educação formal e não forma.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 495 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 115,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

VALOR REAL

DO CURSO

R$ 2.940,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.757,80

em até 20x sem juros

PROMOÇÃO NO CARTÃO R$ 1.620,00

em até 12x sem juros

1x

6x

9x

12x

15x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 2.940,00

R$ 490,00

R$ 326,67

R$ 245,00

R$ 196,00

R$ 147,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 1.620,00

R$ 280,00

R$ 188,89

R$ 143,34

R$ 115,87

R$ 87,89

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 1.620,00

R$ 270,00

R$ 180,00

R$ 135,00

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

NOSSOS PARCEIROS

Temos ótimos motivos para você fazer parte de nosso programa de parceiros! Conheça abaixo algumas empresas e associações que já são parceiros UCAM PRÓ SABER, por isso não perca tempo e seja também nosso parceiro.