PÓS-GRADUAÇÃO / EDUCACIONAL

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Educar para as relações étnico-raciais implica primordialmente refletir sobre a maneira peculiar do povo brasileiro, lidar com as questões que se referem à diversidade racial e cultural do país para nela intervir. Este cursos tem como temática a análise da naturalização do racismo e do preconceito racial no interior da sociedade brasileira. Resgatando os dados históricos que melhor permitem acompanhar a evolução das diferentes matizes étnicas em seus contextos socioculturais específicos, propõe-se demonstrar a insuficiência dos enfoques metodológicos utilizados durante muito tempo nas ciências humanas, constituindo um convite à renovação e aprofundamento da dupla problemática da historiografia e da identidade cultural unidas por laços de reciprocidade, que se expressam na contemporaneidade no que tange às políticas públicas afirmativas que pretendem atender as lacunas de exclusão a que estão no âmbito histórico e social.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

O Especialista em Relações Étnico-Raciais atua no processo de valorização e transmissão da cultura afro-brasileira e indígena a partir de ações afirmativas contra as formas de discriminação racial e cultural. É um promotor de mudanças no cenário atual dos meios sociais.

CARGA HORÁRIA: 495h

PRIMEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
323 IDENTIDADE, ETNIA E RAÇA 45h Conceitos dentro da antropologia humana sobre etnia, raça e identidade. Problemas quanto a formação das identidade no contexto imperialista colonial. Compreensão das construções mentais que engendraram o etnocentrismo e a raça. Darwinismo social e Mito da democracia racial.

SEGUNDO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
324 DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA NA AMÉRICA PORTUGUESA: O CONFLITO ÉTNICO-RACIAL 30h As questões relativas ao progresso econômico europeu e o desejo dos povos africanos constituindo o tráfico negreiro; Discursos e práticas racistas contra o contingente negro no cotidiano da educação sistemática; Os conceitos de racismo, preconceito e discriminação racial e apresentar o modo como esses conceitos se relacionam.
325 CONSCIÊNCIA POLÍTICA E HISTÓRICA DA DIVERSIDADE 30h A cor nos Censos brasileiros. O quesito cor, os critérios raciais e a identidade racial. Identidades raciais e linha de cor. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Sugestão de um quadro de referência para a interpretação do material sobre Relações Raciais no brasil. Movimento da negritude.

TERCEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
326 AS RELAÇÕES INTERÉTNICAS NA CONTEMPORANEIDADE: ENTRE O REAL E O LEGAL 30h Leis que estabelecem direito à diversidade étnico-religiosa; Amparo legal no âmbito educacional para uma educação pela igualdade. Análise da atual situação de comunidades quilombolas, manifestações culturais afro e comunidades indígenas e a demarcação de fronteiras.
327 AS MANIFESTAÇÕES DAS ARTES, CULTURA, LINGUAGEM E LITERATURA AFRICANA E INDÍGENA 60h As relações históricas entre a indígenas e negros e as diferentes partes do Brasil por díspares processos de trocas mútuas; Compreensão a partir do interior a visão de mundo afro-indígena; Os traços originais dos valores que fundamentam as culturas e as instituições das sociedades afro indígenas.

QUARTO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
283 A QUESTÃO RACIAL: AFRICANIDADE E DEMOCRACIA 45h Os conceitos deterministas do século XIX; A democracia racial de Freyre, os quais afetaram os aspectos políticos, sociais e educacionais do país e culminaram na obrigatoriedade da Lei 10.639/2003; A participação dos intelectuais e do movimento negro.
282 A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO 45h A inserção da cultura Afro-Brasileira e Africana no Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação básica. Estudo dos princípios, fundamentos e procedimentos do planejamento de ensino, do currículo e da avaliação, segundo os paradigmas e normas legais vigentes, com bases na História da cultura afro. O projeto político-pedagógico como elemento articulador e referencial na construção de uma ação educativa emancipadora para integração de todos.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 495 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 115,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

VALOR REAL

DO CURSO

R$ 2.940,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.757,80

em até 20x sem juros

PROMOÇÃO NO CARTÃO R$ 1.620,00

em até 12x sem juros

1x

6x

9x

12x

15x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 2.940,00

R$ 490,00

R$ 326,67

R$ 245,00

R$ 196,00

R$ 147,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 1.620,00

R$ 280,00

R$ 188,89

R$ 143,34

R$ 115,87

R$ 87,89

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 1.620,00

R$ 270,00

R$ 180,00

R$ 135,00

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

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